O logotipo X em mais uma disputa de design

Alguns dos problemas que vem assombrando a empresa X (Antigo Twitter)
O logotipo X em mais uma disputa de design. Um ano após a controversa mudança de nome do Twitter para X, a situação ainda não melhorou. Além dos problemas recorrentes da plataforma com bots e notícias falsas, o logotipo X continua gerando controvérsia.
Para relembrar, em julho do ano passado, Musk anunciou que renomearia o Twitter para X se alguém pudesse criar um logotipo em poucos minutos (veja nosso histórico de logotipos do Twitter). Um design simples, utilizando um caractere unicode em um fundo preto, foi escolhido, e assim nasceu o logotipo X.
Desde o início, o logotipo enfrentou problemas. Primeiro, outras pessoas já utilizavam o mesmo símbolo. Além disso, a vizinhança não ficou satisfeita com um enorme X iluminado no telhado da sede da empresa. Posteriormente, a empresa X Social Media alegou que a marca X estava infringindo suas marcas registradas.

Alegação de plágio pela empresa Multiply
Agora, uma empresa de relações públicas da Virgínia chamada Multiply entrou com uma ação judicial na Califórnia. Eles alegam usar a marca ‘X’ desde 2019 e possuem uma marca registrada federal para um logotipo ‘X’. A Multiply afirma que a marca do ex-Twitter causou confusão entre seus clientes em potencial, buscando indenização monetária não especificada e solicitando que o tribunal impeça o X de usar seu logotipo.
Um porta-voz da Multiply disse à Reuters que Musk “roubou descaradamente a identidade estabelecida de nossa agência de mídia social e relações públicas” e que a empresa “não teve escolha a não ser defender nossa marca e lutar contra o Twitter no tribunal”.
Com suas múltiplas responsabilidades como CEO de duas empresas e presidente executivo de uma terceira, além de seus planos ambiciosos de colonizar Marte, Elon Musk parece ter pouco tempo para se preocupar com branding ou design gráfico. No entanto, essas questões continuam a persegui-lo. O logotipo da Tesla é frequentemente criticado, os logotipos da Cybertruck são considerados ilegíveis, e a SpaceX foi acusada de plagiar um clube de futebol escocês.

